O Xadrez e a Sabedoria

                 Certa vez, em terras longínquas, fora respondida a grande questão: Como posso ser sábio?; E alguém responde sem titubear: Jogue xadrez.
                    Nas exatas sessenta e quatro casas distribuídas em preto e branco se discorrem estratégias, onde a natureza da mentalidade mais forte há de vencer. Talvez esse papo te faça ficar um pouco perdido, por isso vou lhe situar melhor do que se trata.
                    O xadrez é um jogo de tabuleiro onde estão postos dois exércitos, um de cada lado, travando uma batalha em procura de um objetivo maior: a captura do rei adversário. Entretanto, para tal feito, é necessário movimentar as peças, cada uma em seu movimento particular e intransferível, as colocar em posição de vantagem dominando o centro do tabuleiro, atacar, defender e gerar armadilhas.
                    O que tudo isso tem a ver com sabedoria? Pois, te explico. Cada partida é única em sua totalidade, tão bem quanto cada jogador em sua personalidade. Uma partida de xadrez, se teus olhos estiverem bem abertos, pode significar uma viajem atemporal, não somente por seu significado em geração de estratégia para tomada de decisões e cura para depressão, mas para descoberta de quem você é, e quem o outro é, também.
                    Se diz que o xadrez é um jogo de projeção, onde cada um projeta o que há dentro de si naquela pequena folha de possibilidades. Se fores rápido, rápido és; se lento, lento és; se tiveres ânsias, ali estarão em teus movimentos precipitados e impacientes; se tiveres calma, ali estarão tuas defesas sólidas e ataques de estrutura; se souber resistir ao desfilar do relógio, há uma chance; se apressares, talvez caia numa armadilha.
                    Pode-se dizer também que os aspectos mais sublimes deste jogo de sábios reis sejam: cada um oferece o que possui, a educação sustenta a elegância ainda que na rendição, um jogo é muito mais do que andar para frente ou só atacar, o conhecimento aliado a experiência te garantem movimentos à frente, o rei formoso e o peão asqueroso saíram da mesma caixa e para lá hão de regressar ao fim da partida.


Terminou o texto? Escreva apenas UMA PALAVRA nos comentários e deixe que o próximo continue. Vamos escrever uma histórinha assim!!

6 comentários:

  1. O lance da projeção revela muito de nós justamente por sermos nós quem decidimos mover as peças e para onde movê-las. É praticamente uma projeção do pensamento de como alcançar um objetivo.

    ResponderExcluir
  2. Como você pode ser tão maravilhoso? Muito bem colocado.

    ResponderExcluir

Já conferiu esse?