Você tem cara de Professor!!?

   "Você tem cara de Professor, sabia?" - diziam constantemente ao menino da mente e língua ávidas. Se estavam lendo linhas imaginárias, prevendo, observando um padrão, ou seja lá o que for, é difícil dizer, mas o fato é que o tempo revela a verdade da natureza do que vai dentro de cada um de nós.
    "Pelo que morreremos?" - os sábios sempre tiram essa da manga, e sabe o por quê? A resposta para essa pergunta define como haveremos de viver, e se realmente vale a pena morrer por tal causa. Nos arremete à Propósito: o motivo da jornada, e melhor do que essa,  direção. Se a direção vale a pena, a corrida importa apenas pela paisagem, afinal, cada parte há de ser contemplada em seus sabores, sons, paisagens, perfumes e sensações.
    Ainda quando há pouco tempo trilhado neste labor, que prefiro nomear de vocação, diria estar a mais gratificante das tarefas que um homem paciente pode ter. Digo expressamente "paciente" por duas razões: a primeira por já estar esquecida, a paciência, pela época das cabeças baixas e das mentes ansiosas, se fazendo tão necessária; e a segunda porque acompanhar um ciclo de aprendizagem desde seu princípio até o fim é tarefa sinuosa e repleta de pedregais, porém única em si mesma. Se exige daquele que acompanha muito jogo de cintura, vividez criativa, lucidez (ou a perca da mesma) e, acima de tudo, amor.
    Gostaria de fazer menção à Flo Menezes, onde em Matemática Dos Afetos, explica mais ou menos assim "A renovação sempre estará com as novas safras de alunos. O papel do mestre é interpretar sonhos, e nesta gratificação se alegrar.". Nesta vocação, entretemos, cuidamos, instruimos e revelamos onde fica a maçaneta, mas quem realmente abre a porta não somos nós, são eles!

6 comentários:

  1. Uma das coisas mais gratificantes que me aconteceu desde que comecei essa jornada que eu mesmo jamais trilhar, foi uma vez que um aluno me disse que muitas pessoas pensam em mudar o mundo fazendo algo grandioso, mas frequentemente esquecemos de como é grande a mudança que fazemos ao melhorar uma vida com educação. Fora que, na maior parte do tempo a gente mais aprende enquanto ensina, o que por si só é gratificante demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente!! Um dia de cada vez, uma pessoa de cada vez, à começar por nós

      Excluir
  2. Professores são os caras que nos motivam a dar o nosso melhor todos os dias

    ResponderExcluir

Já conferiu esse?