A Necessidade de Perspectiva

     Retomando aquilo de que falávamos: Perspectiva. Mas a grande pergunta é, o que essa palavra significa? Como somos um blog acompanhado prioritariamente por amantes do estudo, recorro ao dicionário:

Perspectiva: aquilo que os olhos alcançam desde um certo lugar; ponto de vista; modo de compreender; processo de representação de objetos tridimensionais sobre uma superfície plana.

    Quanto à definições estamos bem situados, e adentrando ao mundo relativo de que hoje nos encontramos, ter perspectiva é fundamental, pois ela serve para ampliar a compreensão do que é possível ser enxergado, tridimensionar o viver e estar na distância ideal do linear e superfícial.
    Gostaria muito de dar ênfase ao jovem. Através de uma simples conversa com um jovem da vizinhança você pode ter ira irracional seguida por taquicardia de angústia, advindas de frases e pensamentos como "estudar é um saco", "colei naquela prova", "bolei aula pra empinar pipa", "reprovei e agora preciso de um trampo", "varei várias noites acordado", "meus pais nunca estão em casa" e/ou "peguei várias na festa".
    Minha intenção não é condenar comportamentos ou traçar veredictos, definitivamente não, mas resgatar o que de fato importa. Na escola, o que importa? As notas ou aprender a aprender e deixar de ser vítima? Fora da escola, o que importa? Lazer e entretenimento saudáveis ou pular fases tão cruciais da história do indivíduo? Em casa, o que importa? O doce convívio e a harmonia entre os que mais te amam, ou a estranheza e a indiferença?
    Já se perguntou para que serve cada etapa? Cada idade? Cada instrução? Cada matéria escolar? Cada diálogo, livro ou conhecimento acessado? Cada "como você está?"? Cada abraço? Cada sonho e enxurrada que nos leva ao êxtase? Se me permite te oferecer alguma perspectiva, continue lendo.
    Cada etapa? Para ser vivida em alegria, equilíbrio e se extraindo o mais fino e relevante; Cada idade? Para encerrar e iniciar ciclos como uma versão aprimorada e mais próxima da natureza pura que habita em nós; Cada instrução? Para que, instruído, alçe vôo e conquiste céus e mar; Cada matéria escolar? Para sarar a miopia da ignorância e do vitismo, livrando-se do "não gosto e não suporto" por "entendo e me divirto"; Cada diálogo, livro ou conhecimento acessado? Para experimentar a existência como um universo à ser desbravado, explorado e adquirido; Cada "como você está?"? Para realmente despir o estado de espírito e oferecer a chance do outro conhecer-te; Cada abraço? Para que, como a física esclarece, deixar o calor transitar e levar o que há em dois, unir, transmitir e partilhar; Cada sonho? Para que teu legado eternize e tua construção seja mais do que somente dinheiro.
    Insisto: a perspectiva, a novidade e a possibilidade, te levarão além, porque afinal, a vida tem a ver não com quanto fôlego você teve consigo, mas quais momentos realmente lhe tiraram o fôlego. Façamos valer esse presente!


Texto realizado com a Inspiração do jovem Julio ( @julio12.cesar )

16 comentários:

  1. Que texto top, esses texto todos nós deveríamos ter para ler nas escolas
    Parabens mano a sua perspectiva é realmente ótima e motivadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa hahahah, agradeço as palavras!! Um pouco de cada vez vamos ampliando, compartilhando

      Excluir
  2. Acho que, o fato de não pular etapa alguma ajuda muito no teu processo de saber qual é a tua perspectiva no momento e onde tu quer chegar. Acredito muito que o dialogo é a melhor forma de solucionar problemas e principalmente- evita-los no futuro.
    Ótimo texto como de costume bro!

    ResponderExcluir
  3. Taí uma discussão frutífera. Creio que a vida tem, sim, fases, mas que também temos o poder de subvertê-las. De início, acredito que somos expostos a um mundo do estudo que é pouco convidativo, sobretudo aos mais jovens. Primeiro que ninguém explica porque temos de fazer tal percurso. Temos de fazer e pronto. E, talvez porque temos pouca perspectiva e pouca vivência, a gente não consegue ver/aproveitar as melhores oportunidades de estudo. Será que tem tempo de aprender? Estudos mostram, por exemplo, que a infância é ideal para aprender um idioma estrangeiro. Mas aí quando você está na 3a idade, aprender idioma ajuda a combater o Alzheimer. Enfim, não há tempo errado para o aprendizado. E a gente só aprende isso com a devida maturidade, né? Ou seja: exercitando a perspectiva...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente mesmo, concordo muito contigo!! Não há o que esperar para se ampliar a perspectiva e desfrutar dos processos que escolhemos adentrar

      Excluir
  4. Que texto interessante, muito válida a reflexão e abordagem, parabéns pelo trabalho e obrigado pelos pensamentos adquiridos através da leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!! Eu que agradeço tuas palavras. É ótimo saber que foi proveitoso

      Excluir
  5. Que texto incrível e reflexivo,faz repensar sobre o importante da vida e sobre as diferentes interpretações que cada pessoa tem sobre o que realmente importa, parabéns pelo texto teacher Lucas.

    ResponderExcluir
  6. Amei muito essa frase ""Cada sonho? Para que teu legado eternize e tua construção seja mais do que somente dinheiro.""
    Texto maravilhoso lucass, vc é demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que o seu legado seja gigante, Gabi!! Agradeço suas palavras. A melhor teacher que conheço haahah

      Excluir

Já conferiu esse?