Hiper Aceleração

    Há uma evento mental linguístico que todo aquele que escolhe se expor a um novo idioma experimenta. Chamarei de Hiper Aceleração. Como pseudo linguista e amante das teorias e explicações, me furto ao direito de a nomear desta forma.
    Neste momento a estou experimentando outra vez, mas a pergunta é: O que é esta Hiper Aceleração?; E que nos conduz a outros ramos, como: Quais suas características? Quais seus efeitos perceptíveis? O que se sente ao experimentá-la? Qual sua duração?
    Hiper Aceleração são estes fogos de artifícios que a mente do falante gera ao ser exposta a estímulos em um idioma estrangeiro, em outras palavras, o esforço empregado em processar algo mentalmente. Como a metáfora sugere, há uma ignição, uma trajetória, explosão e redução à cinzas; desta forma, um momento de partida, onde tensão e excitação mental irrigam a pessoa. Em seguida uma trajetória que garante resistências e obstáculos, mas também motivação e superação. Se chega ao ápice, onde há a explosão de criatividade e todos os benefícios da língua são desfrutados em plenitude. Por fim, a decantação e o conforto.
    Os sintomas do processo em sua fase inicial são: alegria e logo frustração. Com o avanço, motivação e, em pouco tempo, exaustão. Ao final, deleite e tranquilidade. A duração dos sintomas é relativa ao grau de exposição e empenho do falante não se render durante a travessia do processo linguístico.
    Uma pequena conclusão sobre a Hiper Aceleração e a decisão de se tornar fluente em um idioma é a seguinte: é recompensador, tendo seus desafios como qualquer coisa na vida, e elevará o nível de compreensão e claridade cognitiva da pessoa.

2 comentários:

  1. Quando eu começei a falar,escrever bem em inglês eu percebi que eu captava as coisas do português mais rapido, até a minha forma de explicar fico mais clara

    ResponderExcluir

Já conferiu esse?